No âmbito da sua visita de trabalho às ilhas do Fogo e Brava para verificar no terreno a implementação dos projetos sociais nesta região, o Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, reuniu-se hoje, 02 de abril, com os intervenientes do Programa Inclusão Social Produtiva (PISP) de todos os Municípios da ilha do Fogo.
Na ocasião, Fernando Elísio Freire destacou a importância deste Programa e o engajamento de todos os intervenientes que estão alinhados com a definição de políticas que o Governo traçou para a área social.
“Ninguém deve falhar e, também, o acompanhamento familiar não deve falhar. Temos que acompanhar as famílias e certificar que estão a conseguir desenvolver as suas atividades para que todo o investimento possa ter sucesso”, realçou o Ministro.
Fernando Elísio Freire garantiu que o Governo tem tomado medidas importantes para que haja sustentabilidade financeira durante o processo e o período estabelecido para a erradicação da pobreza extrema em Cabo Verde.
Neste quadro, o Ministro lembrou que já foi criado o Fundo de Proteção Social – Fundo Mais, mas afirma que é preciso criar redes de proteção da família, nomeadamente centros de dia, creches, jardins de infância, apoio a pessoas com deficiência e pessoas idosas.
“Também temos um grupo de jovens que não está na escola, sem formação profissional e que não trabalha. Por isso, temos que ter sustentabilidade financeira para dar-lhes formação, com o engajamento do IEFP, das ONG 's, das Câmaras Municipais e do Governo”, afirmou.
De informar que, o Programa Inclusão Social Produtiva é uma iniciativa do Governo de Cabo Verde, executada pelo Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, através da DGIS, com o intuito de criar oportunidades significativas e promover a inclusão social e produtiva em todo o país.
O referido programa foi alargado para o período, 2023-2026 e está a ser implementado em simultâneo em todos os municípios do país estando previsto abranger 5150 beneficiários com Atividades Geradoras de Rendimento.
De acordo com a agenda do Ministro, os dias 2 e 3 de abril são dedicados aos três municípios da ilha do Fogo e nos dias 4 e 5 o Governante estará na ilha Brava.