O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, iniciou hoje, 01 de abril, uma visita de trabalho às ilhas do Fogo e Brava, para verificar no terreno a implementação dos projetos sociais nesta região, levados a cabo pelo Governo, através do MFIDS.
Nesta tarde, Fernando Elísio Freire efetuou uma visita de cortesia à Câmara Municipal de São Filipe para dar conta que já está em execução o programa para o ano 2024, com a inclusão de mais 841 famílias no Rendimento Social de Inclusão (RSI). De acordo com o Ministro, trata-se de um grande aumento entre 2023 e 2024, o que mostra um investimento muito consistente no rendimento das famílias cabo-verdianas.
O RSI é um dos programas do Governo, implementado pelo MFIDS, e que visa garantir aos agregados familiares um rendimento para satisfação das suas necessidades básicas de alimentação, acesso à saúde, educação, assistência social e reforçar as atividades de inclusão social e produtiva, auxiliando no processo de autonomia.
Durante o encontro, Fernando Elísio Freire regozijou com o aumento também de mais 57 famílias na pensão social mínima, o que totaliza 1817 famílias com pensão social no município de São Filipe. O Governante informou, ainda, que o programa Inclusão Produtiva foi alargado a mais 400 famílias, e 200 meninas vão ter acesso ao Programa Nacional de Cuidados, através do Plano de Meninas.
“São adolescentes e jovens que tiveram que sair do sistema de ensino e que o Governo está a fazer um grande programa de recuperação para as introduzir de novo na escola, através da criação de uma rede de creches e cuidadores para tomar conta dos seus filhos, para que possam continuar a estudar”, assegurou o Ministro.
De acordo com a agenda do Ministro, os dias 2 e 3 de abril serão dedicados aos três municípios da ilha do Fogo e nos dias 4 e 5 o Governante estará na ilha Brava.