Carta Social é a compilação permanente de informações sobre os equipamentos e serviços sociais existentes no País, designadamente, entidades proprietárias e gestoras, a sua localização, horários e dias de funcionamento, os serviços prestados, as condições de acesso, capacidade dentre outras (quem são, onde estão, que serviços dispõem, como aceder).
Dispor um conjunto de informações relevantes com o objetivo de beneficiar os cidadãos, os serviços, as instituições em geral, com informações precisas e em tempo útil, sobre a rede de serviços e equipamentos sociais existentes no país, e apoiar os decisores e atores que intervêm no domínio da proteção social.
Os dados são recolhidos através de um aplicativo informático, que tem por base uma lista de perguntas/questionário. Estas perguntas serão respondidas pelos responsáveis das Entidades Gestoras dos Equipamentos Sociais e pontos focais das Câmaras Municipais.
Para aceder ao aplicativo deve ser feita a solicitação de cadastro/ registo à Direção-Geral do Planeamento Orçamento e Gestão do Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social que por sua vez, irá facultar o código de Utilizador e Palavra-passe necessários para o acesso ao link:http://cartasocial.csu.cv/cartasocial/security/signln.aspx